É freqüente se escutar que o integrante de grupo que está na direção de uma instituição não deve falar sobre o que pretende fazer numa próxima gestão. Se sabia disso tudo, no que melhorar, por que já não o fez?
Nem sempre esse comentário procede. A crítica externa, aliás, é sempre muito fácil. No trabalho aprendemos muito e é justamente o conhecimento mais aprofundado que permite a evolução. Além disso, sempre que há crescimento e progresso surgem problemas novos, inerentes a níveis de funcionamento mais sofisticados.
Com isso em mente, listamos abaixo algumas ações que, a nosso ver, tornariam mais eficientes o funcionamento administrativo e o desempenho da ABP.
1. Setor de expedição de documentos e emails
Centralizado na sede da ABP no Rio de Janeiro, será o equivalente ao setor de protocolo de uma universidade. Idealmente atrelado ao cadastro para que as atualizações de dados sejam agilizadas, por ele vão passar as comunicações internas e com associados. Será foco de atenção especial a correspondência com autoridades e instituições internacionais.
2. Portal ABP
Além do que já existe na homepage da ABP, pretendemos inserir páginas para cada uma das Federadas e para cada Núcleo. Termos acesso e serviços diferenciados para médicos e, por seu intermédio, realizaremos a comercialização de produtos ABP (livros, DVDs do PEC, material didático). Idealizamos também uma área de lazer e cultura, para aumentar a integração dos associados.
3. Editora ABP.
Além de revisão/atualização dos livros que a ABP já tem publicados vai cuidar da confecção de novos materiais didáticos e de impressos padronizados para uso interno.
4. Setor de pesquisas da ABP
Responsável pela elaboração de projetos e pela coordenação de pesquisas. Por seu intermédio vamos buscar financiamento de instituições de fomento. Além disso, vai estimular a realização de consensos e subsidiar a imprensa com dados da ABP. Por ocasião das grandes datas, vai criar e coordenar campanhas de esclarecimento. Além disso, deve aumentar a integração entre os Departamentos e fornecer informações para as ações políticas da ABP.
5. Tesouraria
Principalmente durante esta última gestão houve incremento da captação financeira fora da indústria farmacêutica. No futuro pretende-se que haja ainda maior diversificação de financiamento, com projetos desenvolvidos para esse fim específico.
6. Programa jovem psiquiatra
Além do piloto previsto para o Congresso de Porto alegre, a idéia é criar no site uma área do residente com bate-papo, sugestões de leitura, propostas de emprego, etc... Seu incremento tem como objetivo, entre outros, aumentar o número de associados aspirantes da ABP, futuros efetivos e titulares.
9. Assessoria de imprensa regional e local
A ampliação dos serviços de assessoria de imprensa, hoje reconhecidamente indispensáveis, tem se dado de modo paulatino. Neste ano, ainda modestamente, iniciou-se a atividade em nível regional, por ocasião das jornadas regionais, com resultados muito satisfatórios. Não só isso deverá ser incorporado definitivamente como se pensa em expandir esta ação para os eventos locais de federadas da ABP.
10. Museu virtual da ABP
Nossa história se esvai pelos vãos dos dedos e se perde com facilidade assustadora. Se não houver ação específica e prioritária com o intuito de transformar essa realidade ela não mudará. Criaremos o Museu Virtual da ABP, com curadoria própria, que não só compilará dados e documentos a respeito da Associação como também da Psiquiatria Brasileira.
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