quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Prezados Colegas

Entramos em contato para expor alguns dos pontos de nosso Programa de Gestão para a ABP no triênio 2007 - 2010.

Os objetivos centrais serão a defesa dos interesses dos nossos associados, a valorização da psiquiatria, a promoção da excelência da prática médica e a melhora da qualidade de atendimento aos pacientes. Em busca disso, pretendemos continuar fortalecendo a ABP e aumentando o alcance de suas ações, multiplicando sua representatividade e importância.

Defenderemos obstinadamente, como já acontece, as “Diretrizes para um modelo de assistência integral em saúde mental no Brasil”, documento consensual entre os associados e desenvolvido por médicos psiquiatras da ABP, por convocação de seu presidente, entre eles o nosso candidato, João Alberto Carvalho. Seu conteúdo reflete fielmente o que desejamos para o atendimento público. Também consideramos as “Diretrizes...” um documento dinâmico, que será aperfeiçoado na medida das necessidades.

Criaremos Comissões de Monitoramento que acompanharão as reuniões para discussão e implementação de planos de assistência aos nossos pacientes junto com o CFM e a AMB. Esta ação vai se estender à participação nas comissões junto ao Ministério da Saúde, onde lutaremos por maior representatividade e para que nossas posições tenham peso proporcional à nossa condição de legítimos especialistas em saúde mental. Os resultados de todas estas reuniões serão amplamente divulgados, em espaço destacado no site da ABP. Dessa maneira vamos privilegiar a manutenção da transparência e, através de uma participação maior por parte dos colegas, aumentar a pressão junto aos órgãos decisórios do país.

Defenderemos clara e incisivamente nossa especialidade e os psiquiatras. A ABP vai propor ações mais concretas contra os grupos que tentam difamar nossa Associação, nossos colegas e nossa especialidade.

O sócios terão informações sobre todos os atos da Diretoria de forma objetiva junto ao nosso site, em comunicados eletrônicos, no Jornal Psiquiatria Hoje e até em esclarecimentos individuais, quando solicitados. Criaremos também novos canais de comunicação para melhorar a integração entre associados-federadas-diretoria, no sentido de ampliar a participação dos mais de 5 mil profissionais ligados a ABP. Isto permitirá que a comunidade psiquiátrica fique mais informada sobre tudo o que se passa em sua maior entidade, além de possibilitar que mais colegas colaborem no desenvolvimento de nossos projetos.

Acreditamos que a ABP evoluiu significativamente nos últimos anos, mas ainda temos muito trabalho pela frente para construir o ambiente desejado pela psiquiatria. Por isso, nosso compromisso é avançar nas muitas ações atuais que trazem resultados positivos e, com a experiência já adquirida, promover os ajustes necessários nos projetos que podem se tornar mais efetivos. O grupo “Unidade, ação e ética” representa, portanto, a continuidade de um trabalho de reconhecido êxito, reforçado por novas lideranças, e não um continuísmo de poder.

Por fim, convidamos os colegas a visitarem nosso blog (http://forumpsiquiatria.blogspot.com/) e conferirem nosso Programa de Gestão onde estes e outros pontos estão apresentados com mais detalhes. O espaço, que será permanentemente atualizado, também pretende ser um local para discussões sobre psiquiatria e sobre os rumos da nossa ABP.


UNIDADE, AÇÃO E ÉTICA

Diretoria Executiva
Presidente: João Alberto Carvalho
Vice-Presidente: Luiz Alberto Hetem
Secretário: Paulo Zimmermann
2º Secretário: Rosa Garcia
Tesoureiro: João Carlos Dias
2º Tesoureiro: Hélio Lauar

2 comentários:

Unknown disse...

Prezados amigos e colegas,
Como associado da ABP desde a minha formatura em Medicina (já lá se vão 30 anos...) vejo hoje pela primeira vez uma disputa eleitoral pela direção de nossa associação. Longe de ver isso como ameaça, acho que os dois representantes maiores dos grupos, candidatos à Presidência, são figuras respeitabilíssimas em todos os aspectos e legítimos pretendentes ao cargo.
Disputas pela administração de uma sociedade como a nossa, que ora tem realmente grande poder e publicidade, devem ser encaradas como um fato normal.
Embora não seja delegado para votar na Assembléia, dou meu apoio pessoal à Chapa encabeçada por João Alberto, por entender que essa chapa reune no momento maiores e melhores condições de continuar um trabalho e de renovar o que é necessário.

Anônimo disse...

Já fui presidente de federada em 2005/06 mas comecei a participar das reunioes de delegados da ABP há sete anos e neste tempo eu tenho aprendido muito sobre a importancia da vida associativa e visto como a diretoria tem se dedicado a manter o bom nome da nossa entidade. Pela seriedade, disposição para o trabalho e abertura às nossas idéias (vide forum das federadas) é que apoio esta chapa.
Atenciosamente
Rafael Sanches