A história recente da ABP não foi abordada na primeira comunicação. A idéia naquele primeiro texto era descrever sucintamente o caminho trilhado pela ABP até a gestão atual, cuja principal realização será comentada agora.
Cada presidente marcou seu mandato com características pessoais. Dentro do processo de expansão e de qualificação da ABP que vem tendo seqüência há vários anos através de várias gestões, Josimar deu sua contribuição para incrementar as ações da ABP no enfrentamento das deficiências e dos equívocos do programa nacional de saúde mental desenvolvido pelo Ministério da Saúde há décadas.
Sem dúvida, um de seus maiores méritos foi o de conduzir a elaboração de um documento histórico, as "Diretrizes para um Modelo de Assistência à Saúde Mental". Com ele a ABP deixou de criticar pontualmente os erros e a exclusão dos psiquiatras da discussão e da execução da assistência para avançar no tema, contribuindo com um corpo consistente e integrado de ações na saúde mental. Este documento não é, como nenhum poderia ser, uma palavra estanque e definitiva, mas básico para promover o debate.
O início dos trabalhos de construção deste documento passou pela iniciativa de Josimar, pelo trabalho de um grupo de apoio por ele escolhido, e sua finalização se deu numa grande discussão nacional, materializada em duas assembléias gerais da ABP. Desta forma deixou de ser uma proposta pessoal ou de algum grupo, ou mesmo da diretoria, para ser da ABP.
Não foi aqui, entretanto, que Josimar se iniciou na participação militante na ABP. Há muitos anos ela se faz sentir e, particularmente, em 1997, como Presidente da APBr, contribuiu para que se lançassem as bases do que é hoje o Congresso Brasileiro de Psiquiatria, dando suporte decisivo para que a diretoria da ABP na época implementasse as transformações administrativo-científicas necessárias.
Por estes motivos, julgamos que Josimar certamente fez história dentro da ABP e seu sucessor tem a responsabilidade de seguir aperfeiçoando sim, mas jamais retrocedendo no caminho trilhado até aqui.
Luiz Salvador de Miranda Sá (1986-1989)
William Azevedo Dunningham (1989-1992)
Othon Coelho Bastos Filho (1992-1995)
Rogério Wolf de Aguiar (1995-1998)
Miguel Roberto Jorge (1998-2001)
Marco Antonio Alves Brasil (2001-2004)
UNIDADE AÇÃO E ÉTICA PARA ABP 2007 a 2010!
Convidamos os colegas a acompanhar o blog: http://forumpsiquiatria.blogspot.com/, onde vamos discutir este e outros assuntos em mais detalhes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário