quarta-feira, 3 de outubro de 2007

MANIFESTO NORDESTINO: JOÃO ALBERTO CARVALHO (CHAPA 2) PARA ABP!

A ABP chega aos 40 anos como uma instituição que se alia aos melhores processos de administração de entidades representativas de classe que se tem noticia. Hoje congrega os psiquiatras e se firmou como executora do segundo maior congresso das Américas. Seu sucesso se estabeleceu graças a uma política de gestão e de investimento na organização da entidade, capacitando seus diretores e presidentes de federadas, para execução dos congressos, sobrepondo o planejamento de ações numa intrincada rede de complexidades sempre com posterior sucesso.

A ABP vive hoje uma disputa eleitoral salutar ao processo administrativo moderno e baseado num dos preceitos democráticos mais sublimes que é a livre escolha, contudo, temos visto nesse processo mais o embate de pessoas do que de idéias, sem fazer prevalecer o melhor para a instituição.

O nordeste tem por tradição, na história da ABP, ser uníssono, e trazer suas decisões em bloco, em busca do que é melhor para instituição. Nossa união favorece a região como um todo, e mesmo que o congresso brasileiro possa acontecer apenas em algumas capitais nordestinas que tenham capacidade para sediar o referido evento, o reforço à realização de jornadas locais e regionais em outras cidades, tem permitido a geração renda e fomentado a participação das federadas menores, com conseqüente incentivo de funcionamento e custeio (computadores, impressoras, e material de expediente). A presença de membros da Diretoria da ABP e do Secretario Regional Nordeste nas jornadas regionais, e fórum de federadas do nordeste realizados nas jornadas regionais (já em sexta edição), tem contribuído muito para a nossa organização. É bom que se diga que o fórum nacional, o fórum regional de federadas foram idéias do João Alberto Carvalho, que ao criar os fóruns permitiu que essas federadas menores pudessem se manifestar.

Sabemos da historia deste nordestino, João Alberto, que tem prestado trabalho na ABP ocupando vários cargos: secretario regional, tesoureiro, secretario geral e vice-presidente. Se for eleito PRESIDENTE, o mérito não será do nordeste e sim de todo o Brasil. Sua trajetória política em nada arranha seu caráter ou sua honestidade. A sua competência para o cargo não se discute, e a experiência administrativa, seus feitos falam por si só.

Desde a divulgação do programa de João Alberto em 2006 os presidentes de federadas levaram a proposta para discussão com as suas bases e debateram com seus pares, e por fim todos resolveram apoiar, sem pressão, sem qualquer constrangimento, apenas baseado no que acreditavam e acreditam a candidatura de João Alberto Carvalho à presidência da ABP.

Queremos dizer que o nordeste se mantém unido e agora também apóia sua chapa e também credita ao José de Anchieta a unanimidade da escolha de seu nome como representante do nordeste para ocupar o cargo de secretário regional.

A nossa posição, é bom que se deixe claro, não se deve ao fato de João Alberto Carvalho ser nordestino, mas sim ao fato dele sempre olhar para o nordeste e promover uma interlocução contínua com as federadas dessa região, ocupando o cargo em que estivesse. Se ele faz isso tão bem para com o nordeste, certamente fará para com o Brasil.

Ficamos felizes com a democracia que gera a sucessão de idéias e de posturas, e somos cônscios da necessidade de lutar para que a ABP continue crescendo e nada mais importante neste momento do que respeitar a competência de quem se mostra preparando para assumi-la. Queremos ver João Alberto ampliando suas idéias já colocadas em prática, quando da passagem pelos cargos anteriores. Devemos reconhecer o seu pioneirismo de colocar uma mulher na sua equipe. A representação feminina pode trazer novidades para nossa instituição além de dar voz direta a um expressivo contingente de mulheres que compõe a ABP. Aqui mais uma vez o nordeste se compraz com o Brasil, uma vez que Rosa Garcia, também é nordestina.

Por tudo isso nós abaixo assinados manifestamos abertamente o nosso voto a favor de João Alberto Carvalho e sua chapa 2: UNIDADE, AÇÃO E ÉTICA!

Associação Psiquiátrica da Bahia
Associação Sergipana de Psiquiatria
Associação Alagoana de Psiquiatria
Sociedade Pernambucana de Psiquiatria
Sociedade Paraibana de Psiquiatria
Associação Norte Rio Grandense de Psiquiatria
Sociedade Cearense de Psiquiatria
Associação Psiquiátrica do Piauí

Com o apoio dos colegas do Norte, a saber:

Associação Paraense de Psiquiatria
Associação Maranhense de Psiquiatria
Núcleo de Psiquiatria do Acre
Núcleo Roraimense de Psiquiatria

Nenhum comentário: